+55 (61) 3215-5729
dep.julioarcoverde@camara.leg.br
Júlio Arcoverde e a missão de presidir a Comissão Mista de Orçamento
Pela primeira vez um deputado federal piauiense assumiu a CMO

Pela primeira vez na história, um deputado federal piauiense assumiu a presidência de uma das comissões mais estratégicas do Congresso Nacional: a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Em abril de 2024, o deputado Júlio Arcoverde iniciou essa missão com o compromisso de representar o Piauí e o Brasil com responsabilidade fiscal, diálogo entre os poderes e foco na vida e realidade dos brasileiros. 

A CMO é responsável por definir a alocação dos recursos federais, analisar as principais leis orçamentárias do país e fiscalizar a execução dos gastos públicos. Trata-se, portanto, de um espaço decisivo para o desenvolvimento do país. À frente dessa comissão, Arcoverde protagonizou debates e liderou momentos de forte articulação política em um cenário de polarização e grandes desafios.

Compromisso com o equilíbrio e o Brasil real

Durante a gestão de Júlio Arcoverde, a CMO analisou 38 Medidas Provisórias e 39 Projetos de Lei do Congresso Nacional, contribuindo diretamente para o funcionamento do Estado e a garantia de investimentos. Um dos momentos mais marcantes foi a aprovação de créditos extraordinários para atender o Rio Grande do Sul, duramente atingido pelas enchentes. O trabalho da CMO foi fundamental para viabilizar recursos emergenciais e iniciar a reconstrução do estado.

Outro desafio enfrentado com firmeza foi o cenário de insegurança jurídica gerado por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre emendas parlamentares. Com diálogo e articulação, o Congresso Nacional construiu novas regras para ampliar a transparência e a rastreabilidade dos repasses.

A LOA 2025 e os caminhos para aprimorar o diálogo entre os Três Poderes

A votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, foi um ponto de reflexão para o deputado. Arcoverde destaca que a comissão esteve pronta desde o fim de 2024 para cumprir o cronograma, demonstrando o compromisso institucional com o calendário legislativo.

“O orçamento não se constroi apenas dentro do Executivo. Ele nasce e se fortalece no Parlamento”, afirmou. “O aprimoramento do diálogo e da estratégia são essenciais para garantir que esse processo ocorra com responsabilidade, planejamento e respeito ao Congresso Nacional.”

A condução da CMO representou um avanço na consolidação de uma política orçamentária mais justa, transparente e conectada com as realidades locais. “Pensar o orçamento é pensar nos municípios, porque é na ponta que a vida das pessoas acontece. É lá que os recursos realmente fazem a diferença”, completou Arcoverde.

O que faz a Comissão Mista de Orçamento do Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) é responsável por analisar o orçamento federal e fiscalizar a execução dos gastos públicos. Formada por 30 deputados e 10 senadores, a comissão avalia projetos como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), além das contas do Presidente da República.

A CMO também examina pedidos de créditos adicionais e acompanha a execução das emendas parlamentares e obras públicas. Seu trabalho é técnico, estratégico e essencial para garantir transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.


 

Floriano recebe van e novos equipamentos com recursos do deputado Júlio Arcoverde
7 de Outubro de 2025 às 15:50
Parlamentar entrega van e notebooks para reforçar serviços sociais no município e participa da procissão de São Francisco de Assis
Leia mais
Júlio Arcoverde articula apoio em Brasília e reforça união da bancada por Parnaíba
25 de Abril de 2025 às 13:39
Os parlamentares fizeram um apelo conjunto por mais investimentos no município
Leia mais
Júlio Arcoverde participa de encontro com 150 prefeitos liderado por Ciro Nogueira em Brasília
23 de Maio de 2025 às 10:46
Arcoverde, que tem atuação marcada pelo compromisso com os municípios e reforça seu posicionamento.
Leia mais